quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Egoísmo...

Tô meio sem ânimo hoje, mas vou postar para não perder o costume. Hoje vou tentar tratar sobre o egoísmo. As pessoas sempre vêem o egoísmo como uma coisa errada, como um defeito em uma pessoa. Para mim, o egoísmo não é tão ruim assim, ele faz da gente até melhor em algumas situações.

Todas as pessoas do mundo são um pouco egoístas, isso é fato! Sempre o ser humano procura colocar seus interesses acima de tudo e tá pouco se lixando com o outro. Um exemplo bom é o ambiente de trabalho, quem já trabalhou uma vez na vida sabe disso. Em um ambiente de trabalho as pessoas só tem um objetivo: se dar bem e conseguir a tão sonhada promoção. Para alcançar esse sonho, as pessoas são capazes de puxar o tapete dos colegas sem dó, nem que para isso façam o coitado ser demitido. É chato falar isso, mas aqui o que vale é a lei da selva. Se você for bonzinho e ajudar todo mundo sempre, as pessoas irão se aproveitar de você ao máximo e quando não der mais para te usar, sairão de sua vida. Raramente retribuirão o que você fez, pois somente o que elas querem importa, você que se dane! Às vezes acontece até o inesperado, depois de tudo o que você faz por alguém, essa pessoa acaba te odiando sem mais nem menos.

Por isso é bom termos olhos somente para nós na maioria das vezes. Neste mundo de cão, se a gente não gostar de nós mesmos ou proteger nossos interesses, quem fará isso por nós? Claro que uma ajuda ao próximo às vezes não faz mal a ninguém, mas desde que não seja exagerado. Afinal, de que adianta eu te ajudar se quando eu precisar você não vai estar lá ? De que adianta eu te emprestar meu livro se você vai rasgá-lo? De que adianta eu ser seu amigo se quando eu viro as costas você me apunhala? Por isso que eu prefiro ser um pouco egoísta, acabei percebendo que não adianta a gente se colocar no lugar das pessoas porque elas nunca se colocam no da gente. Por isso, se aquele seu amigo irresponsável pedir coisas emprestadas, dê uma desculpa esfarrapada e não empreste. Melhor ele ficar triste do que você sem suas coisas. Dane-se ele!

2 comentários:

  1. Eu passo por este problema quase toda vez. Sempre ajudo os outros e nunca sou retribuido, ou então, foi como você disse, aproveitam o máximo até a exaustão.

    ResponderExcluir
  2. É a vida cara! Quando as pessoas estão no pódium, raramente se lembram de quem as ajudou a chegar lá!

    ResponderExcluir