terça-feira, 16 de novembro de 2010

Desistir pode ser errado?

Sempre que pensamos em desistir de algo ouvimos frases chavões como: "Desistir é para fracos". A sociedade trata a desistência como algo sempre negativo, parece que se a pessoa desistir de algo ela está cometendo o pior dos pecados. Mas será que desistir é sempre errado?

Uma coisa é certa, a desistência sempre traz arrependimento. Todos nos arrependemos de algo que desistimos, sempre vem à tona aquele sentimento de que tudo podia ser diferente. Mas , em determinadas situações, a desistência é uma decisão muito sábia. Vou me usar como exemplo. Sou estudante de direito, só que vi que o curso não era o que eu esperava , não estou gostando do curso e não me sobressaio nas matérias. Se estou nessa situação onde tudo está caminhando para trás, para que insistir? Insistir em algo que não irá te dar futuro é como um barco tentando navegar em terra seca. Em situações assim é melhor desistir e procurar algo que te dê o retorno esperado, aí sim seu barco navegará em um grande oceano.

A desistência também cai bem em relacionamentos tanto amorosos, quanto de amizade. Todos nós já tivemos o azar de ter um mau amigo que , por mais que você seja legal com ele, só te ferra e te deixa na mão. Então, de novo a perguntinha, para que insistir nessa amizade? Para que tentar ser amigo de alguém que só vai te trazer dor? Quanto a relacionamentos amorosos, bem, leiam meu primeiro post e vão saber o que eu acho! (risos)

Para finalizar, acho que devemos parar de torturar as pessoas que querem desistir de algo sendo que, durante nossa vida, desistimos de muita coisa. Como dizia o Kevin Arnold (série Anos Incríveis), quando somos crianças somos um pouco de cada coisa e conforme vamos crescendo, parece que vamos desistindo dessas coisas uma a uma. E os motivos variam: preguiça, medo, não conseguir se sobressair, etc. Acho feio taxar de fraco alguém que viu que está em um caminho ruim e quer sair dele. A vida é feita de acertos e erros e garanto, se eu não tivesse desistido de algumas coisas, talvez não estaria aqui escrevendo hoje. Parece trágico, mas é algo a se pensar!

6 comentários:

  1. É realmente, pq vc foi fazer direito mesmo ?
    rs.... olha o seu texo, tá mais do que na cada que desistir faz parte do processo de sonhar!
    Adorei ! Beijooos

    ResponderExcluir
  2. Acho que acima de tudo o desistir faz parte do processo de formação de nós seres humanos, pois somente assim podemos aprimorar nosso processo de escolha...

    ResponderExcluir
  3. é Pedro, desistir, por força de saber que esta no caminho errado é amadurecer, agora desistir por fraqueza é que devemos tomar cuidado, mas ainda assim estamos aprendendo...

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, Pedro. Virando teu fã já, haha :D. Serinho, me identifiquei um pouco com o que você escreve, bem legal! Abraços :)

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado galera pelos comentários. Fico feliz que gostem de meus textos, é um bom incentivo para continuar escrevendo.

    Abraços a todos...

    ResponderExcluir
  6. acho que ñ tem nada demais em desistir eu acho, só que em tudo que vc fizer tu tem q tentar absorver o maximo pra aprender só isso, experiencia conta muito e só vivendo pra se ganhar experiencia

    ResponderExcluir